5 dicas para evitar o entupimento de vasos sanitários

vaso_sanitarioO entupimento de vasos sanitários é bastante comum na rotina familiar. Isto se dá devido à passagem da água que se torna dificultosa. Esta dificuldade está gerada há diversos fatores como lixo descartado no vaso sanitário (papéis, absorventes, fraldas, lenços e etc), problemas no próprio encanamento ou até mesmo na escolha de um vaso sanitário inapropriado.

Além da questão prática e higiênica, selecionamos uma lista de 5 itens para que você evite o entupimento de vasos sanitários, seja na sua casa ou num banheiro público:

1. Faça um bom descarte de produtos não reutilizáveis e colabore com as questões ambientais

Se você possui o hábito de descartar papeis higiênicos, absorventes, cigarro, e até mesmo alimentos ou quaisquer outros itens no vaso, saiba que este é um dos maiores motivos para os entupimentos no mundo. Jogue o papel no cesto de lixo, assim como também qualquer outro item que desejar descartar.

2. Prefira desodorante sanitário líquido

Além de eliminar o mau cheiro, o risco de entupir seu vaso sanitário é mínimo. Isto é por que os desodorantes sanitários em pedra podem impedir a descida da água durante o processo de descarga. Algumas pedras também podem partir-se ou então descolar-se do vaso durante a pressão da água, dada de acordo com a descarga de alguns dos vasos sanitários. Prefira sempre a versão líquida.

3. Não jogue cabelo em ralos, pias ou vasos sanitários

O cabelo também pode ser um vilão no processo de entupimento dos canos. Quando em maior quantidade, impedem a circulação do fluxo de água, grudando nos canos de forma pegajosa. Para evitar, use protetores de ralo e descarte os cabelos no lixo comum de seu banheiro.

4. Se você mora em apartamento, verifique sempre os encanamentos

Nem sempre o problema é seu quando algo entope em seu apartamento: os vizinhos do andar acima podem ter culpa. Com o mau hábito, o encanamento é prejudicado, e os vasos sempre entupidos. Por fazerem parte de um longo processo de encanamento, há geralmente mais cuidados com encanamentos para quem prefere morar em prédios. Já quem prefere morar em casas deve apenas ter mais cuidado quanto à higiene e seus descartes necessários.

5. Não descarte preservativos no vaso sanitário

Por mais que não haja outro método de descarte por perto, coloque o preservativo num saco plástico e jogue-o no primeiro lixo comum que encontrar. Isso impede que prejudique o bom funcionamento dos vasos sanitários e colabora, ecologicamente, para que os esgotos não transbordem. Atualmente, o descarte de camisinhas pelo vaso é um dos maiores motivos de entupimento.

É importante ressaltar que não deve ser feito nenhum outro tipo de descarte, além das necessidades fisiológicas. Afinal, esta é a sua principal função, já que todo o sistema é criado e destinado a uma rede de esgotos. O descarte incorreto de outros produtos e objetos pode arruinar a ecologia de onde você vive. Isto inclui também o descarte de fezes e urina de animais.

Para garantir que não passará por problemas relacionados ao entupimento, tenha sempre em sua casa desentupidores comuns. Em alguns casos, pode não passar apenas de um pequeno entupimento passageiro que acontece comumente com as fezes.

Acima de tudo, proteger o meio ambiente está ligado ao destino em que você dá para os materiais sem utilidade. O entupimento de um vaso sanitário é apenas o primeiro problema de alguns outros piores, ecologicamente falando. Cuide-se!

Comments for this post are closed.