A importância de cuidar bem da tubulação do seu imóvel

manutencao-de-encanamentosA tubulação dos imóveis é uma parte escondida e pouca lembrada por seus moradores ou funcionários. Ela só se torna motivo de preocupação quando acontece algum problema. Neste momento, tomamos todos os cuidados necessários, mas esta não é a melhor maneira de cuidar bem da tubulação do imóvel. O trato diário e limpezas de rotina são obrigatórios para manter uma boa rede de tubulação.

Os cuidados básicos do dia a dia são os principais fatores para evitar problemas na tubulação e manter o funcionamento sem causar transtornos. Jogar fraldas, absorventes, papel higiênico, etc. na rede de esgoto é o principal motivo para muitos imóveis terem problemas de entupimento.

Esses materiais devem ser jogados apenas no lixo, não nos ralos e vasos sanitários. A rede de esgoto é feita para receber resíduos orgânicos que serão decompostos por bactérias. Os resíduos que não orgânicos não podem ser decompostos e entopem o sistema de tubulação ou prejudica o funcionamento da rede.

Jogar todos os tipos de lixo na rede de esgoto é um erro comum, mas grave. Deixar a rede de esgoto apenas para o esgoto é a primeira mudança necessária para começar a cuidar bem da tubulação do imóvel

O uso de bactérias boas para ajudar na limpeza dos tubos é outra forma para cuidar bem da tubulação. Elas servem para manter as fossas sépticas em perfeito funcionamento, mas também ajudam na decomposição de resíduos orgânicos que ficam parados nos tubos.

Mas não é só com o uso incorreto da rede de esgoto que não estamos cuidando bem da tubulação. É importante lembrar dos produtos químicos que são despejados nas redes de esgoto podem contribuir para atrapalhar a tubulação, inclusive a soda cáustica, que é usada para desentupimento das redes.

Estes produtos costumam ser corrosivos e destroem a tubulação feita de materiais um pouco mais sensíveis. Outras alternativas de desentupimento também podem ser negativas, como usar arames para empurrar. Você pode perfurar os cotovelos e fazer o esgoto vazar pelas paredes ou solo.

Mas não é só a rede de esgoto que deve ser pensada ao tomar cuidado com a tubulação do imóvel. A rede de abastecimento de água também merece uma atenção muito mais do que especial.

A tubulação de abastecimento do imóvel fica escondida, mas ela também pode causar problemas. Os vazamentos que surgem pela falta de cuidado e atenção com o abastecimento causam problemas estruturais na residência e aumentam bastante a conta de água.

Realizar alguns testes rotineiros para saber se está acontecendo vazamento no imóvel é um dos cuidados básicos para evitar estes problemas, além de prestar atenção antes de colocar pregos e abrir buracos na parede.

O simples ato de pendurar um pequeno quadro pode gerar um grande transtorno no futuro. O ideal é usar o manual do dono do imóvel para saber onde passa tubulação e evitar estes pontos na hora de decorar.

Por último, mas não menos importante, nós não podemos nos esquecer da tubulação de gás. Essa pode causar problemas que vão desde males de saúde pela inalação até explosões. Todo o cuidado com a tubulação de gás é importante.

Apesar de não estar visível, a tubulação é parte importante da casa para mantê-la funcionado. Quando não cuidamos bem, podemos ter problemas que vão desde o entupimento de canos e mal cheiro até explosões e comprometimento da estrutura.

Cuidar bem desta parte que é tão esquecida na maioria dos imóveis brasileiros não é apenas pensar na economia que será feita na conta de água ou de gás, mas evitar o risco de expor sua família, funcionários etc. a diversos riscos.

Está na hora de ver a tubulação de seu imóvel como parte essencial da casa na hora da manutenção para evitar futuras dores de cabeça!

E não se esqueça: para desentupimento de tubulações, chame a Desentupidora.

Comments for this post are closed.