Como desentupir os canos em sua casa: 5 dicas incríveis

Às vezes o ralo entope, em outros casos o entupimento é na pia da cozinha, sem contar quando não é o vaso que está entupido. Por ser um problema que acontece com frequência, neste post a desentupidora vai te dar 5 dicas incríveis de como desentupir os canos em sua casa, pois é algo de utilidade pública.

Em relação a encanamentos, a dica mais importante é, na verdade, não deixar que os entupimentos aconteçam, ou sejam, atitudes preventivas como, exemplificando:

  • não jogue dejetos inapropriados no vaso sanitário (absorventes, preservativos, etc), ralo, ou pia (óleo de cozinha em especial).
  • ferva 1 litro de água e despeje no encanamento para dissolver qualquer sujeira, tal qual gordura, por exemplo – isso pode ajudar a desobstruir o cano, impedindo-o de ficar entupido.

Quanta dor de cabeça pode ser evitada pela prevenção. Por isso, antes mesmo de um problema ocorrer, se está ao seu alcance evitá-lo, faça isso: não deixe que o entupimento de canos ocorra.

Como desentupir os canos em sua casa

Cada situação exige uma alternativa, isto é, há diversas maneiras de lidar com encanamento entupido, sendo que alguns meios são de maior facilidades e outros exigem algumas habilidades técnicas.

Utilize um desentupidor de borracha

Esse objeto não costuma ser muito caro e salva na hora em que você precisa lidar com o cano da pia entupido ou até mesmo do vaso sanitário. O ponto positivo é que você terá como desentupir os canos em sua casa com facilidade, sem o risco de comprometer a tubulação, além de ser um método que não agride o meio ambiente.

Lembrando que se você não tiver um desentupidor tradicional, a dica é desentupir o cano com garrafa pet:

  • corte a garrafa de plástico na metade
  • insira um pedaço de cabo de vassoura – cerca de 40 cm – na boca da garrafa
  • agora pressione no vaso sanitário

Dependendo do que estiver parado no encanamento, com a pressão feita pelo desentupidor caseiro, você terá como desentupir os canos em sua casa com sucesso.

Desentupindo o encanamento com arame liso

Essa é uma das maneiras de limpar e desentupir o encanamento que pode funcionar:

  • pegue um arame liso e faça um gancho – tipo um anzol – em uma das extremidades
  • insira o arame no encanamento – seja uma pia ou ralo
  • agora puxe o arame e vá extraindo toda sujeira

Tente agora mesmo e veja se deu certo esse método de como desentupir os canos em sua casa.

Desentupimento caseiro: outras alternativas

As demais dicas a respeito de como desobstruir uma tubulação são:

  • usar vinagre e bicarbonato de sódio + água fervente com limão
  • fermento em pó e água quente
  • utilize uma mangueira se for para desentupir caixa de gordura

Importante: não é recomendado que você introduza objetos duros no encanamento achando que terá como desentupir os canos em sua casa – isso pode comprometer a tubulação, quebrar, e causar vazamentos. Se for utilizar soda cáustica, tome muito cuidado ao manusear o produto e não exagere na quantidade.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *