Como desentupir pia

Como desentupir pia: 5 dicas

A pia é uma das tubulações mais utilizadas dentro de qualquer ambiente. Ela recebe a água da lavagem de louças e por isso está sujeita aos entupimentos com óleo, gordura e restos de alimento. Aliás, a pia da cozinha, assim como a caixa de gordura, são os pontos mais comuns para o entupimento.

Infelizmente, além de comum, esse é um problema bastante desagradável e que prejudica bastante as pessoas que precisam lidar com a situação. Uma pia entupida não só evita que a água tenha uma vazão normal, como pode causar mau cheiro.

O desentupimento de pia é uma das especialidades da Esgotecnica em São Paulo, litoral e região. Sempre conte com os nossos serviços para garantir que você não terá nenhuma dor de cabeça e nem passar raiva.

Porém, nem todo entupimento é resolvido apenas com o uso de equipamentos profissionais. Muitos deles podem ser resolvidos de forma caseira e com o uso de produtos simples. Por isso, confira algumas dicas que podem te ajudar com o desentupimento de pia rápido e prático.

Dicas para desentupimento de pia

Vamos começar com a dica mais importante, que é não deixar o entupimento acontecer. Existe algumas dicas básicas para conseguir evitar esse problema e elas não são difíceis de serem seguidas.

  • Sempre jogue o excesso de alimentos no lixo antes de lavar a louça;
  • Tente remover o máximo possível óleo e gordura dos pratos e talheres que estão sendo lavados;
  • Nunca despeje óleo dentro da pia;
  • Nunca jogo objetos sólidos de qualquer natureza dentro de qualquer pia;
  • Uma vez por semana, esquente um litro de água e misture com um pouco de detergente. Coloque essa solução dentro do cano da pia. Essa combinação vai derreter o acúmulo de gordura nos canos, evitando futuros entupimentos.

Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que não terá tantos problemas de entupimento de pia. Porém, ainda assim, é possível que entupimentos aconteçam e, dependendo da gravidade, eles podem ser resolvidos com alguns dos métodos abaixo.

Desentupidor manual

O desentupidor manual ainda é uma das melhores maneiras de desentupir pia e vasos sanitários. Ele usa um conceito básico, esse tipo de desentupidor empurra a obstrução através do vácuo, liberando novamente o caminho da água.

O funcionamento desses desentupidores é simples. Basta colocá-lo no ralo que está entupido, de forma que a boca da borracha cubra toda a entrada de água. De preferência, deixe água dentro da pia a ponto de cobrir metade da parte de borracha do desentupidor.

A água vai ajudar na vedação e aumentar consideravelmente o vácuo criado para empurrar a obstrução para fora do encanamento, liberando a vazão da água.

Existem outros tipos de desentupidores manuais no mercado. Outro muito útil para resolver problemas com desobstruções é um desentupidor com uma haste de metal maleável que entra pelo cano e remove obstruções de diferentes tipos.

Uso de produtos químicos comerciais

Existe uma série de produtos químicos famosos e que são bastante utilizados para o desentupimento de pias e canos. Esses produtos funcionam ao dissolver a obstruções biológicas dentro do cano.

Existem desentupidores químicos com base na soda cáustica ou com base em enzinas. Ambos podem ser usados na tubulação, porém, é necessário muito cuidado!

Siga exatamente as recomendações dos fabricantes em relação ao modo de uso e aos procedimentos de segurança, já que esses produtos podem ser perigosos, afinal, são químicos.

Também não use esses produtos de forma exagerada, já que eles podem acabar prejudicando a estrutura do PVC e acabar quebrando canos.

Posso usar soda cáustica para desentupir canos?

Nós da Esgotecnica não recomendamos o uso da soda cáustica para desentupir encanamentos. Isso porque a soda, além de ser muito perigosa durante o manuseio, pode causar danos graves aos canos.

A soda cáustica pode chegar a temperaturas elevadas a ponto de amolecer os canos. Além disso, ela pode solidificar dentro do encanamento, piorando consideravelmente o entupimento e atrapalhando reparos futuros.

Produtos caseiros para desentupimento de pia

Há diversos produtos que você pode utilizar para desentupir a pia de forma caseira. Esses produtos não apresentam nenhum risco e são fáceis de serem encontrados em qualquer ambiente.

Confira algumas misturas que podem funcionar bem para o desentupimento de pias e canos.

  • 2 litros e água quente com algumas colheres de detergente – Enquanto a água quente derrete a gordura, o detergente atraí as moléculas para que elas sejam levadas pelo encanamento. Vale lembrar que para funcionar, a pia deve estar seca.
  • Sal e água quente – Com a pia seca, coloque duas xícaras de sal dentro do cano e logo depois coloque água quente. A água, junto com o sal, vai limpar a gordura da parede do encanamento.
  • Bicarbonato e água quente – Outra opção é usar o bicarbonato de sódio junto da água quente. Basta colocar o bicarbonato dentro do cano, jogar água quente esperar agir por 15 minutos e depois jogar água fria. A solução vai soltar a gordura da parede dos canos e empurrar a obstrução.

Esses são procedimentos uteis e que não trazem nenhum risco para você ou para a tubulação.

Chame uma empresa desentupidora

Muitas vezes o entupimento é grave e não tem solução com nenhum dos métodos que oferecemos nessa lista.

Por isso, é importante entrar em contato com uma empresa de desentupimento. A Esgotecnica conta com profissionais treinandos e os melhores equipamentos para resolver problemas de entupimento de pia com rapidez e praticidade.

Conte com a Esgotecnica para você não ter dor de cabeça com o desentupimento de pia.

Comments for this post are closed.