Como desentupir ralo de banheiro com bicarbonato

Quem nunca teve que lidar com um ralo entupido, não é mesmo? Esse é um tipo de problema hidráulico que pode dar uma certa dor de cabeça e é algo bem chato para qualquer pessoa lidar. Existem diversas maneiras de conseguir desentupir um ralo de banheiro.

Sempre que lidamos com o problema, a primeira coisa que vem na nossa mente é utilizar métodos manuais para tentar garantir a desobstrução do ralo. Esses são métodos válidos e que realmente podem ajudar bastante, mas hoje, a Esgotecnica está aqui para te ensinar maneiras práticas e amigáveis com o meio ambiente para realizar esse tipo de manutenção.

Hoje vamos ensinar você a desentupir o ralo de banheiro com bicarbonato!

Dicas para desentupir ralo de banheiro com bicarbonato

O bicarbonato é um produto realmente interessante. Ele pode ser usado para tratar problemas de saúde, amaciar carne para churrasco e também para auxiliar na limpeza. Esse cristal branco, muitas vezes encontrados em qualquer cozinha, é um forte aliado para quem está com problemas de entupimento no ralo.

Por que usar o bicarbonato para desentupir ralo de banheiro? Bom, um dos produtos mais usados para desentupimentos é a soda cáustica ou produtos comprados em mercados. Apesar de efetivos, esses produtos são altamente contaminantes, prejudicando bastante os corpos de água que eles tocam, além de serem bem perigosos para a saúde humana.

O bicarbonato é um produto muito menos agressivo e muito efetivo para diversos tipos de entupimento. Por ser um químico alcalino, é facilmente neutralizado pela água, o que o torna muito mais seguro do que os produtos que citamos durante o texto.

Ou seja, o uso do bicarbonato de sódio traz muitas vantagens porque ele agride menos o meio ambiente do que quando utilizado qualquer outro produto de limpeza.

Com isso em mente, que tal aprendermos a desentupir ralo de banheiro com bicarbonato?

Receita para desentupir ralo de banheiro com bicarbonato

Para conseguir realizar o procedimento, você vai precisar de:

  • ¼ de xícara (de chá) de bicarbonato de sódio
  • Meia xícara de vinagre branco
  • Água quente para finalizar

Essa é outra incrível vantagem de utilizar esse procedimento para desobstruir um ralo entupido. Esses são ingredientes que facilmente se encontra em casa, até com mais facilidade do que certos produtos de limpeza.

Antes de desentupir ralo de banheiro com bicarbonato, é importante retirar o máximo de objetos sólidos que podem estar dentro do ralo. Tente remover o máximo possível dos cabelos que estão presos dentro do dispositivo de escoamento.

A partir de agora o procedimento é simples. Jogue o ¼ e xícara de chá de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, jogue o vinagre. O bicarbonato logo vai começar a borbulhar, essa é uma reação química completamente normal entre os dois elementos. Espere a solução agir por cerca de 15 minutos dentro do ralo.

Se possível cubra o ralo com uma toalha para que a ação seja ainda mais concentrada. Depois de 15 minutos, jogue água quente para finalizar empurrando todos os detritos para dentro do encanamento.

Vale lembrar que se o entupimento for grave ou for causado por um objeto sólido muito grande, será necessária uma intervenção manual para resolver o problema. Porém, o bicarbonato funciona em situações de entupimento por sujeira.

Aliás, você pode acrescentar esse procedimento a sua rotina de limpeza do banheiro, garantindo que o ralo esteja sempre em sua melhor condição.

Dica extra

O seu ralo tem problemas com mau cheiro constante? Uma boa dica é utilizar a solução que ensinamos, mas com um ingrediente a mais, o limão! Ao realizar o procedimento acima, acrescente suco de limão ou limão exprimido à água quente.

Além do limão potencializar o efeito do bicarbonato junto do vinagre, essa solução deixa um cheirinho bem agradável. Se você realizar isso pelo menos uma vez por semana, com certeza terá um ralo com cheiro muito mais agradável.

Outra dica muito legal é que o bicarbonato também é um forte aliado para se librar dos entupimentos causados por gorduras. A forma de desentupir ralo da pia usando o bicarbonato é o mesmo do ralo do banheiro.

Com essas dicas você garante um banheiro muito mais limpo e muito mais facilidade em lidar com problemas de entupimento e sem agredir tanto o meio ambiente.

Chame a Esgotecnica!

Como dissemos, o bicarbonato pode desentupir ralos que não estejam com obstruções graves. Para esses casos, a melhor solução é contar com os serviços sérios de uma empresa profissional!

Na região de São Paulo não há solução melhor do que a Esgotecnica! Contamos com atendimento 24h para nossos clientes, frota própria para atendê-lo em qualquer local e os melhores equipamentos manuseados por profissionais treinados, garantindo satisfação total de nossos serviços.

Não fique se estressando com ralos entupidos! Para desentupimentos de todos os tipos, chame a gente!

Comments for this post are closed.