Como eliminar cheiro de esgoto do banheiro

O cheiro de esgoto dentro do banheiro e algumas vezes na cozinha não é algo que deve ser considerado comum. Na maioria das vezes este tipo de problema pode ser solucionado, melhorando bastante a qualidade de vida de todos que moram na residência.

O problema do mau cheiro no esgoto pode ser um grande transtorno que tende a piorar com o tempo, principalmente quando o problema está localizado no banheiro.

Causas do mau cheiro no esgoto

Outra dor de cabeça causada por este tipo de problema é fato de que ele é difícil de ser identificado. Algumas das causas deste mau cheiro são:

  • Problemas na instalação de esgoto;
  • Falta de vedação do vaso sanitário;
  • Falta de sifão ou sifão instalado de forma incorreta;
  • Obstrução do vaso ou dos ralos do banheiro ou da cozinha.

Além destes, também podem haver problemas relacionados à má ventilação do encanamento. É preciso identificar qual a causa exata do problema antes de tentar resolver, isso evitará quebra-quebra desnecessário.

A melhor solução para identificar o problema do mau cheiro do esgoto é contratar ajuda profissional.

Como resolver problemas de mau cheiro no esgoto

Nos casos que não são relacionados com problemas na instalação do esgoto ou instalação mau feita, o mau cheiro é relativamente fácil de ser resolvido, basta identificar a causa principal e resolve-la.

A primeira coisa a se verificar em caso de mau cheiro no esgoto é o sifão ou a caixa sifonada. Estes dois artigos são a linha de defesa primária contra os gases que causam o mau cheiro no encanamento.

Checar se o sifão ou o ralo está funcionando é fácil, basta verificar se eles estão retendo água na curva (no caso do sifão) ou na parte coletora (no caso das caixas sifonadas).

Problemas com o sifão acontecem por instalação incorreta. Para resolver colocar o sifão mantendo uma curva no meio em formato de U. Muito provavelmente o problema de mau cheiro na pia será resolvido com este procedimento.

Caixas sifonadas, quando instaladas de forma correta, devem estar sempre com água. Caso o mau cheiro esteja saindo de um ralo que não é muito usado, basta jogar água entro dele uma ou duas vezes por semana para solucionar o problema.

As caixas de gordura também podem estar ocasionando o problema, apesar de não ser algo tão comum.

Problemas no ralo e na caixa sifonada

Os problemas do ralo e nas caixas sifonadas acontecem por defeitos de manutenção ou até mesmo de instalação. É preciso saber qual peça deve ser colocada para cada tipo de ambiente, caso um ralo para área externa seja instalado no banheiro, haverá problemas com mau cheiro.

Os ralos que devem ser usados do banheiro devem possuir algum tipo de sistema de obstrução de mau cheiro. Basicamente, o ralo deve ser daqueles modelos que ficam com água dentro.

A obstrução do ralo também pode causar o mau cheiro, portanto retire a tampa e veja se há chumaços de cabelo ou algum objeto sólido impedindo que ele funcione de maneira correta.

Caso note que há algo de errado com o ralo, a melhor solução é sempre contratar mão de obra especializada para identificar e corrigir os erros da rede.

O entupimento também pode causar mau cheiro, porém outros sintomas logo aparecerão, como infiltrações e água transbordando.

Mau cheiro no vaso sanitário

Outro ponto que pode estar causando o mau cheiro dentro do banheiro é o vaso sanitário. Vasos possuem sifões embutidos de fábrica, dificilmente o cheiro está saindo pela boca do vaso, principalmente se ele estiver com água como é o normal.

Nestes casos o cheiro deve estar vindo do local onde o vaso entre em contato com o encanamento.

Nesta junção deve haver uma vedação que não deixa que os gases escapem. A vedação pode sofrer desgaste do tempo, perdendo a sua eficiência, apesar de este não ser algo tão comum, mas é um bom lugar para iniciar a busca pelo defeito.

Caso seja constato o defeito na vedação, a única solução definitiva é retirar o vaso e refazer a vedação. Este é um processo simples, mas que deve ser feito por profissionais da área a fim de evitar danos na porcelana ou no encanamento.

Problemas nos exaustores e sistema de ventilação para banheiro

Algumas redes de esgoto podem apresentar um sistema de ventilação com exaustores que eliminam o cheiro pelo ar. Na maioria das redes que possuem este sistema e apresentam mau cheiro, o problema está no entupimento do exaustor.

A limpeza das peças de ventilação é essencial e deve ser feita de forma precoce. Muito provavelmente ao realizar o desentupimento das peças o cheiro do banheiro vai normalizar.

É bom lembrar que canos exaustores devem ser ficar em locais protegidos da chuva.

Está com problemas de mau cheiro no banheiro e precisa de ajuda? Conte com a Esgotecnica para encontrar e solucionar o seu problema com toda a atenção e dedicação que você merece!

Não passe raiva, fale com a gente!

Comments for this post are closed.