Como evitar que a chuva forte alague a sua casa

alagamento-casa-300x200Com o verão, as pancadas de chuva são muito mais frequentes e as grandes cidades sofrem com os alagamentos e enchentes, mas é possível estar preparado para essa estação que judia tanto das nossas casas e bens. Saiba como evitar!

Você pode, e deve, estar preparado para as grandes chuvas do verão. Não são apenas as enchente das ruas que afetam no alagamento da casa, mas a falta de cuidado e de preparo para as pancadas d’água que sempre acontecem no começo do ano.

O ponto que mais dá problema de alagamentos em casa é a falta de manutenção do sistema de escoamento de águas. Os ralos entupidos não dão vazão à água que caiu do céu. Se já é difícil mandar toda água das chuvas de verão embora com os ralos limpos, imagina com eles entupidos.

As calhas também fazem parte do sistema de vazão de água. É importante mantê-las sempre limpas para que a água não encontre obstáculos e comece a transbordar para o quintal e dentro da casa. A limpeza semanal é essencial para tirar toda a sujeira que pode obstruir a passagem de água e causar alagamentos dentro do imóvel.

Manter o esgoto limpo também é importante para evitar que a água da chuva transmita doenças para a família. Chamar equipe especializada para a limpeza é essencial, porque você pode contaminar toda a rede de água da sua casa se fizer algo errado.

Além dessas medidas diretas para a contenção de alagamentos e evitar as enchentes em casa, existem algumas outras dicas que devem ser pensadas na hora da construção, reforma e manutenção do imóvel:

  • Crie canaletas de escoamento ao redor da casa para mandar a água para longe ou direto para um reservatório.
    Quando for comprar a casa ou terreno, verifique o grau de declive do terreno para a água escorrer melhor. Caso não tenha, você pode criar um leve declive. Poucos graus ajudarão muito na hora de conter alagamentos.
  • Os jardins são melhores do que os solos cimentados. Assim você faz com que a água tenha vazão pela terra sem impermeabilização que o cimento cria.
  • Caso você queira cimentar o terreno da sua casa, escolha pelos pisos drenantes, que facilitam para a água ir embora.
  • Limpe o telhado rotineiramente e troque as telhas quebradas para evitar que a água comece a entrar em casa pelo teto.
  • Se mesmo com a manutenção constante, a água continua caindo, use mantas da alumínio para impermeabilizar a laje da sua casa e direcionar o escoamento da água.

Toda essas dicas listadas são excelentes formas para evitar que a água se acumule rapidamente na casa ou quintal, mas é preciso ter pontos de vazão para que ela vá embora sem causar dores de cabeça.

Esses pontos são os ralos e canaletas. Caso eles estejam com problemas, como entupimentos, a água ficará acumulada e todo o planejamento para evitar os alagamentos irá por água abaixo, ou, melhor dizendo, por água acima.

Por isso, não se esqueça de sempre fazer a manutenção do sistema de drenagem de água do imóvel. Essa é a melhor forma de conter os alagamentos durante as fortes chuvas do verão. Em caso de alagamento, chame a Desentupidora.

Comments for this post are closed.