Como ter canos desentupidos pode ajudar na economia de água

pia-desentupidaVocê sabia que ter canos desentupidos pode ajudar na economia de água? Por incrível que pareça sim. Os dois fatos não estão ligados diretamente, mas problemas de encanação sempre levam a soluções provisórias que certamente gastarão mais água do que sua casa está acostumada. Entenda como isso acontece.

Ter canos entupidos é um dos maiores pesadelos domésticos. E não é para menos. Trata-se de um problema que interfere muito no cotidiano, principalmente quando se trata de chuveiros ou vasos sanitários. Sem falar na bagunça que acaba se instalando no local do problema e no tempo que se perde para resolvê-lo. Mas o melhor conselho ainda é ter paciência, pesquisar soluções ou contratar uma empresa especializada que resolverá o problema com o mínimo de transtornos possíveis.

Detectar um entupimento de cano é algo geralmente simples. Se você nota que a água das torneiras de sua casa, chuveiros ou mesmo do vaso sanitário começam a descer lentamente, diferente da vazão natural que sempre tiveram, ou sinta cheiros diferentes, pode ter certeza de que o encanamento daquele local está entupido. Há diversas causas para isso acontecer, desde acúmulo de restos de comida, cabelos ou gorduras no encanamento até objetos que por alguma razão tenham entrado ali e estão obstruindo a passagem da água. Também ocorre no cano ter sofrido alguma alteração devido ao seu material ou mesmo estar com um vazamento e ter entrado pedaços de cimento dentro – isso ocorre principalmente em construções mais antigas que não passaram por nenhuma manutenção.

Por que o entupimento gasta mais água?

O primeiro pensamento é de pânico ao imaginar as paredes todas esburacadas para resolver o problema. Mas não há necessidade disso. Já existem várias soluções caseiras que você pode tentar e empresas especializadas capazes de resolver o problema sem fazer nenhuma sujeira.

O maior problema para o problema de falta de água são as soluções improvisadas que geralmente são tomadas antes que o entupimento seja resolvido. Quando o entupimento é no vaso sanitário, por exemplo, muita gente apela para o chuveiro para tentar resolver o problema, gastando uma quantidade de água muito maior do que uma simples descarga gasta. Outro exemplo é quando o cano entupido é o da pia. Na tentativa de continuar a lavar a louça, mangueiras e baldes são usados, inclusive no transporte de água, resultando em uma quantidade extra gastada no mês.

Como resolver o problema

Você pode evitar os dois tipos de problema: o entupimento e o gasto extra de água na sua mensalidade. Para isso, cuide da manutenção do encanamento da sua casa. Evite jogar objetos nos ralos, recolha os cabelos do chão do chuveiro e jogue os restos de comida no lixo. Não transforme seus ralos em lixeira. Além disso, sempre que puder, contrate uma empresa especializada para chegar o encanamento, ver se o material usado é adequado e atualizado com as normas de segurança, trocar partes velhas e desgastadas, verificar a vazão da água. São medidas simples que irão fazer seus canos durarem muito mais sem causar problemas.

E então, o que achou das nossas dicas? Muito boas, né. E lembre-se: sempre que precisar de uma empresa de desentupimento, conte com a Desentupidora.

Comments for this post are closed.