Desentupidores: produtos e equipamentos para desentupimento

Quando você pensa na palavra “desentupidor”, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Muita gente se lembra, nessa hora, do conhecido desentupidor de borracha com cabo de madeira. Acontece que há muitos outros tipos de desentupidores, cada um com seu modo específico de uso e finalidade.

Você pode desentupir a pia da cozinha, por exemplo, usando um produto químico, na tentativa de desobstruir o encanamento, remover as camadas de gorduras e liberar o fluxo de água. Mas outra alternativa é que você utilize um desentupidor manual, ou seja, são dois métodos de desentupimento.

Desentupidores: conheça os tipos

Bom, então já vamos começar com o desentupidor tradicional de borracha, muito útil para desentupir a pia ou até mesmo o vaso sanitário.

Desentupidor de borracha e cabo de madeira

Faz parte da linha de desentupidores manuais e, de fato, você tem que se esforçar na hora de utilizá-lo, mas na maioria dos casos vale a pena o esforço.

Existe um tipo de desentupidor caseiro com garrafa pet que corresponderia, assim dizendo, o desentupidor de borracha caso a pessoa não tenha um e precise. Basta que você corte a garrafa plástica um pouco acima da metade e insira um cabo de madeira, providenciando seu desentupidor, só que ao invés de borracha, ele é feito de de garrafa pet.

Cabo para desentupir cano

É um desentupidor manual que consiste em um fio para desentupir cano. Possui uma mola na ponta e, de acordo com os fabricantes, você teria como desobstruir tubulações, ralos, tanques, lavatórios, e pias utilizando o equipamento.

Tudo que você precisa fazer é inserir o cabo desentupidor no cano até que a ponta atinja a obstrução. Depois disso, você prende um tubo no cabo, gira, e puxa, removendo os resíduos que estão causando o entupimento.

E a versão que substitui o cabo de aço para desentupir cano (no caso de você aí que não tenha em casa) é o velho arame liso com formato de anzol na ponta. Você entorta a ponta do arame, insere na tubulação, depois vai puxando toda a sujeira acumulada – após o processo, jogue um balde de água quente.

Bomba manual: desentupidor de alta pressão 

Pelo mesmo sistema de funcionamento das bombinhas de encher pneu de bicicleta, essa bomba manual serve para desentupimento de:

  • vaso sanitário com fundo redondo
  • ralos de banheiro, quintal e outros
  • pias e lavatórios
  • tubulação de esgoto

A bomba desentupidora manual é feita de PVC e com ela você pode tanto pressurizar a tubulação quanto sugar os resíduos lá de dentro. O equipamento normalmente vem acompanhado de bocais adaptadores, conforme o diâmetro do cano a ser desentupido.

Há outros tipos de desentupidores manuais de alta pressão como é o caso da pistola de ar. Ao invés de você bombear, você segura o equipamento como se fosse um secador, pressionando o botão (gatilho). Esse modelo, porém, é bem mais caro em comparação ao que funciona como bombinha de pressurização e sucção.

Diabo Verde: desentupidor para pia e ralo

Agora chegou a vez de um produto desentupidor líquido, vendido em embalagens de 1 litro: o diabo verde, que você também encontra em pó. Faz parte da lista de desentupidores químicos altamente potentes e que, por isso, devem ser manuseados com cautela e toda segurança.

O Diabo Verde desentope vaso, caixa de gordura, ralo de banheiro com cabelo, pia, e também tira cheiro de esgoto. O modo de usar é este:

  • coloque um pouco do produto desentupidor na tubulação ou equipamento entupido
  • aguarde por 6 horas
  • nos casos de privada entupida, dê descarga, e nos demais jogue um balde de água quente

Atenção: esse é um produto corrosivo, portanto, é recomendado que você use luvas e óculos de proteção quando estiver aplicando o desentupidor Diabo Verde.

Coletor de cabelo para ralo

Já que estamos falando de desentupidores, faz todo sentido citar os equipamentos que impedem os ralos de entupirem: os coletores, que ficam acoplados na tampa do ralo. Semanalmente, você só tem que puxar o coletor e fazer a remoção dos fios de cabelo e demais resíduos presos aos mesmos.

O coletor de cabelos tem compatibilidade com a maior parte de ralos e drenos, só precisa ser trocado após 3 meses e é super higiênico. Especialmente se você mora em apartamento, esse é um item que vale a pena ter em casa, pois pode te livrar de uma grande dor de cabeça chamada entupimento.

Quando chamar um técnico desentupidor

Como você viu e bem sabe, muitas vezes podemos resolver a situação por conta própria, e existem equipamentos e produtos desentupidores para nos ajudar. Mas pode ser que as coisas não se resolvam e, realmente, há entupimentos que requerem a ajuda de um desentupidor profissional.

No final das contas, é um alívio se livrar da dor de cabeça e todo transtorno causado pela tubulação entupida. Em alguns casos, pode ser um vaso sanitário entupido com fezes, por exemplo, ou um ralo transbordando, entre outras situações que exigem os serviços de desentupidora.

Contratar uma desentupidora é só vantagens!

Entupiu? Liga na Desentupidora e passa essa bomba pra cá! Nossos técnicos em desentupimento se deslocarão até sua residência ou empresa e prestarão um serviço de qualidade e garantia.

Conheça as vantagens de contratar uma desentupidora profissional:

  • o técnico possui experiência em todo tipo de desentupimento
  • o profissional utiliza equipamentos desentupidores e técnicas que funcionam
  • você não tem que quebrar a cabeça tentando desentupir o cano sem obter sucesso
  • você evita o estresse de lidar com a situação
  • toda sujeira é removida sem lhe causar transtornos

Além disso, a maior das vantagens: o problema é resolvido e a situação normalizada!

Mas veja bem! Muitas pessoas se dizem desentupidores profissionais e não são. Por isso, certifique-se de que você está contratando um técnico especialista em desentupimentos e que atue diretamente em uma desentupidora com sede física.

Na Desentupidora você pode confiar!

Depois dessa matéria esclarecedora sobre os tipos de desentupidores mais conhecidos e disponíveis no mercado, agradecemos a sua visita e colocamos nossos serviços de desentupimento à sua disposição. Ligue agora em nosso telefone, e não se importe com a hora, pois a Desentupidora funciona 24 horas por dia!

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *