Desentupimento de Pia - Soluções

Desentupimento de pia: as melhores soluções

A pia é um dos pontos de um imóvel mais suscetíveis aos entupimentos de canos. Isso porque é uma das ligações diretas com o encanamento mais utilizadas. Além disso, as pias recebem uma grande quantidade de dejetos que podem causar entupimentos. Com isso, é importante estar sempre atento a maneiras de realizar o desentupimento de pia.

O desentupimento de pia é algo complicado, afinal, pode ser realizado com certa facilidade, caso você conseguia identificar o problema logo no começo.

Porém, em muitos casos, onde o entupimento é mais grave, é bem complicado conseguir realizar o desentupimento e forma efetiva.

A Esgotecnica é especialista no desentupimento de pia, independente da gravidade da obstrução e da complexidade do encanamento.

Ou seja, estamos preparados para atuar em diferentes entupimentos e sempre trazendo o melhor resultado para os nossos clientes!

Para ajudar ainda mais, estamos trazendo algumas dicas sobre as melhores soluções para garantir o desentupimento de pia.

Vamos listar algumas das soluções mais práticas e fáceis de serem realizadas, sem nenhum risco para os tubos e conexões.

Confira as nossas importantes dicas.

Evite os desentupimentos antes de tudo

Os entupimentos de pia são bastante problemáticos. Apesar de eles terem solução, é mais do que fundamental você tentar evitar o problema antes que ele comece. Existe uma série de atitudes que você pode tomar para garantir que não terá problemas com o entupimento de uma pia.

Como em muitos outros casos, prevenir é sempre melhor do que remediar. Para evitar gastos desnecessários e acabar prejudicando o encanamento, sempre tenha uma atitude de cuidado com o encanamento da cozinha.

Esses cuidados incluem:

  • Nunca jogue restos de comida pela pia da cozinha. Essa é uma regra de ouro quando falamos em evitar o entupimento. Os restos de comida acabam enroscando durante o caminho feito pela água. Com o tempo esse acúmulo aumenta e causa uma obstrução.
  • Outra regra importante é evitar jogar óleo e gordura dentro da tubulação. O óleo também acaba acumulando, principalmente aderindo às paredes do cano. Por isso, sempre jogue o óleo em uma garrafa para ser reciclado depois.

Esses são os procedimentos mais básicos e simples, mas são as melhores atitudes para evitar o entupimento da rede de esgoto.

Outra atitude bacana é uma vez por semana esquentar um litro de água e jogar pelo encanamento, depois jogar mais um pouco de água em temperatura ambiente.

Isso faz com que a gordura dos canos derreta e desça junto com a água.

Melhores soluções para desentupimento de pia

Veja algumas soluções fundamentais para quem quer desentupir a pia da cozinha em casa e sem equipamentos profissionais.

Uso do bicarbonato de sódio, vinagre e água quente

A mistura de água quente com bicarbonato de sódio é uma solução poderosa para quem quer desentupir a pia de forma fácil.

É bem fácil utilizar esse método. Com a pia seca, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do cano, garantindo que o produto vá o mais fundo possível.

Depois jogue uma xícara de vinagre branco dentro do cano. Espere alguns minutos. Essa solução vai borbulhar e pode acabar soltando a obstrução do cano.

Finalize jogando água quente dentro do cano, empurrando o bicarbonato, vinagre e a obstrução para fora do cano.

Use um desentupidor manual

O uso do desentupidor é a dica mais comum e uma das mais eficientes para quem quer desentupir a pia.

Atualmente existem diferentes tipos de desentupidores manuais. Os mais comuns são aqueles com uma ventosa, usada para criar uma força de empuxo para empurrar a obstrução.

Há também um tipo de desentupir manual chamado de desentupidor tufão. Ele é formando por uma longa haste de metal flexível, que pode entrar dentro do cano, enroscado a obstrução e retirando ela de dentro do encanamento.

Cada desentupidor manual possui um jeito diferente de ser usado. Antes de usar qualquer modelo, certifique-se de que entender as orientações do fabricante para saber como o mecanismo funciona e evitar problemas.

Posso usar soda cáustica?

Nós da Esgotecnica não recomendamos o uso da Soda Cáustica para o desentupimento de encanamento.

A soda cáustica esquenta consideravelmente dentro do cano, ela pode amolecer o material e danificar toda a estrutura. Pode ser que você consiga sim desentupir o cano, porém, pode acabar amolecendo o PVC e prejudicando toda a estrutura.

A soda, quando em contato com óleo/gordura e água, pode acabar solidificando dentro do cano, quase que virando um “sabão.”

Conte com ajuda profissional

A melhor e mais importante dica é sempre contar com ajuda profissional para acabar com o problema de entupimento.

O desentupimento de pias não é um procedimento muito simples, dependendo da obstrução. Por isso, conte com quem entende do assunto para resolver o problema.

Ao ter problemas com entupimento de esgoto, conte com a Esgotecnica!

Com mais de 20 de experiência, levamos para nossos clientes as melhores técnicas e profissionais treinandos para realizar desentupimento rápido e 24h em São Paulo.

Não passe raiva, conte com a Esgotecnica!

Comments for this post are closed.