Desentupimento de Tubulação

Desentupimento de tubulação: o que você precisa saber

Quer aprender mais sobre o desentupimento de tubulação? A Esgotecnica preparou um artigo com detalhes sobre o assunto.

A tubulação de residências é uma peça importante no dia-a-dia. Ela faz parte do que chamamos de “conforto invisível”, que são os elementos necessários para garantir um dia tranquilo, mesmo que de forma indireta (Os filtros do ar condicionado são outro exemplo desse conforto).

Os canos de uma casa, ambiente comercial ou empresarial, precisam de muita atenção. Quando o encanamento não está diretamente ligado com o abastecimento de água, ele está ligado com o esgoto. Dois pontos cruciais no dia a dia que fazem toda a diferença quando estão funcionando de forma errada.

Não apenas isso, no caso do vazamento de água potável, a conta de água no final do mês também reclama. Um vazamento pequeno, onde o cano apenas pinga, é capaz de desperdiçar até 45 litros de água por dia. No final do mês esta é uma estatística salgada e que atrapalha bastante no orçamento.

O entupimento de tubulações pode não fazer tanta diferença na conta de água, mas faz na saúde e no bem-estar. Um cano entupido pode trazer retorno de dejetos e até o mau cheiro, elementos diretamente ligados com complicações médicas.

Confira um pouco mais sobre o desentupimento de tubulação em detalhes.

Os principais tipos de entupimento

Antes de falarmos sobre o desentupimento de tubulação, vamos ver quais os principais tipos de entupimento.

  • Entupimento do vaso sanitário – O vaso sanitário é um dos principais pontos de entupimento em uma residência ou ambiente profissional. Isso acontece porque é comum que objetos sejam jogados dentro e acabem enroscando em algum ponto do cano.
  • Pias da cozinha – As pias da cozinha são outro ponto em que devemos ficar de olho para controlar os entupimentos. Por ser uma tubulação que recebe muito óleo, gordura e outros dejetos, ela pode entupir com o acúmulo constante.
  • Caixa de gordura – Tão comum quanto as pias. E o motivo do entupimento é basicamente o mesmo, acumulo de gordura e despejo de dejetos sólidos, o que não é recomendado.
  • Entupimentos Gerais – Além dos locais listados, é possível encontrar entupimentos em outros pontos. Apesar de não serem tão recorrentes, é possível encontrar entupimentos por infiltração de raízes ou colapsos do solo.

Como evitar o entupimento

A maneira mais segura de evitar um entupimento é evitar o despejo de dejetos sólidos pela pia e nunca jogar nada pelo vaso sanitário. No caso das pias, é recomendado não jogar óleo e gorduras pelo cano, além de causar entupimentos, o óleo é um contaminante que destrói fontes naturais de água.

Um dia bem legal é uma vez por semana ferver 1 litro de água e despejar pelo cano, esperar alguns segundos e jogar água fria. Isso evita que a gordura acumule na parede interna do cano e se torne um eventual entupimento. Também é bom evitar jogar qualquer resto de comida dentro do ralo da pia, por menor que o pedaço seja.

Já para o vaso sanitário bata não jogar objetos sólidos dentro dele. Fio dental, camisinha, absorventes e sabonetes podem se tornar graves entupimentos. Em alguns casos pode jogar papel higiênico, caso a tubulação não seja muito antiga.

Desentupimento de tubulação – Como é feito

O desentupimento de tubulação profissional é feito de duas maneiras, com o uso do cabo flexível ou com o hidrojateamento.

Cabo flexível

O cabo flexível é o método mais comum e mais utilizado para desentupimentos residenciais de grau não avançado. Ele é feito través do uso de um cabo flexível longo com uma garra na ponta. Ele é introduzido pelo cano entupido e pode ser usado para remover obstruções leves.

Este é um procedimento seguro e econômico, ideal para muito casos e que não gera nenhuma quebra desnecessária dos canos, do piso ou da parede.

Hidrojateamento

O Hidrojateamento pode ser considerado a evolução do desentupimento tradicional. Assim como no primeiro caso é usado um cabo, ou uma mangueira, flexível dentro da tubulação. Porém, a mangueira do hidrojateamento usa um forte jata de alta pressão para destruir qualquer tipo de obstrução dentro do encanamento.

Muito mais eficiente que outros métodos de desentupimento de tubulação, o hidrojateamento é recomendado para casos com obstruções mais difíceis de serem removidas.

E a vídeo inspeção?

A vídeo inspeção é outro termo muito utilizado quando o assunto é o desentupimento de canos. Ela é usada como um procedimento de diagnóstico. Através uma câmera com um cabo de fibra ótica, é possível inspecionar a tubulação para identificar o grau do entupimento e onde ele está localizado exatamente.

Você encontra todos esses procedimentos com a Esgotecnica! Temos diversas equipes 24h preparadas para desentupir e resolver os principais problemas de encanamento que podem estar atrapalhando o seu conforto e o seu bem-estar.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços de desentupidora 24h.

Comments for this post are closed.