Esgoto entupido: saiba como lidar com esse problema

O esgoto entupido é um problema relativamente comum no dia a dia de uma residência. Mas apesar de ser comum, ele pode causar uma grande dor de cabeça.

O entupimento do esgoto causa no mínimo o transtorno de não poder usar um lavatório, vaso sanitário ou ralo. Em casos mais graves pode ocorrer mau cheiro, o que deixa tudo ainda mais desconfortável.

Felizmente é possível sim se livrar de um entupimento de forma rápida e com produtos caseiros.

Como prevenir o entupimento do esgoto

Prevenir é o melhor remédio. Essa é uma realidade inegável em qualquer área do nosso dia a dia.

No encanamento é ainda mais necessário a prevenção do problema, afinal nem sempre é possível resolver o problema de forma fácil.

A boa notícia é que evitar entupimentos é muito mais simples do que você pode imaginar.

A regra número um para evitar um cano entupido é não jogar nada dentro dos ralos. Para isso basta colocar um protetor de ralo nas pias, ele é uma pequena estrutura de ferro que evita que dejetos caiam no encanamento da pia.

Essa atitude simples é capaz de salvar toda a sua família de uma baita dor de cabeça no futuro.

Outra regra importante para ser seguida nesse aspecto é nunca jogar óleo dentro de um encanamento, nunca.

Além do óleo endurecer e deixar o esgoto entupido, ele também polui uma quantidade absurda de água. Apenas um litro de óleo é o suficiente para contaminar 1 milhão de litros de água.

Uma terceira medida que evitará que os canos acabem entupidos é ferver 1 litro de água e jogar dentro do encanamento uma vez por semana.

Isso faz com que a gordura nas paredes do cano derretam e desçam junto com a água.

Como resolver problemas do esgoto entupido

Caso o problema já aconteceu e não há mais tempo de prevenir, aqui estão as melhores e mais rápidas soluções.

Resolvendo o problema com bicarbonado de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio junto com o vinagre causa uma reação efervescente muito interessante e poderosa na hora desentupir o esgoto.

Primeiro retira toda a água da pia ou banheira entupida;

Coloque uma xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente dentro do ralo;

Espere que haja uma reação e depois jogo uma xícara de bicarbonato de sódio e uma de vinagre branco;

Tampe o ralo com um pano e espere alguns segundos.

O efeito efervescente dessa mistura fará com que todo os dejetos grudados na parede do esgoto entupido soltem e abram a passagem para a água.

Uma dica interessante é trocar a água fervente por suco de limão fervente, além de mais efetivo também deixa um cheirinho bem agradável.

Acabando com o entupimento usando detergente

Caso o cano esteja sem água dentro, jogue um pouco de detergente e depois jogue água fervente. Essa mistura derreterá a gordura e desobstruir o caminho.

Mas lembre-se que esse método só funciona se a pia e o cano/sifão estiver sem nenhum líquido dentro.

Usando um arame para desobstruir o cano entupido

Algumas vezes o que está causando o entupimento é um objeto grande demais para passar pelo encanamento. Nesses casos é possível usar um arame para tentar pegar o objeto.

Basta fazer um ganchinho no final do arame e usar ele para puxar o objeto para fora.

Mas é importante ressaltar que canos podem ser sensíveis, portanto se sentir que está difícil para enfiar ou mover o arame, não force muito ou o encanamento pode quebrar, aí a dor de cabeça é muito maior.

O bom e velho desentupidor

Não existe amigo melhor do que o desentupidor de canos nesse momento. Ele é barato, prático e totalmente amigo da natureza, sempre tenha um perto de você para essas situações.

Ele também é ideal pois desobstrui qualquer esgoto entupido sempre precisar fazer muita força ou colocar objetos dentro do encanamento, diminuindo o risco de quebras.

O que não fazer em um esgoto entupido

Muitas das dicas que encontramos em sites e outros tutoriais são eficazes, mas é bom evitar duas.

A primeira é tentar desentupir o encanamento com uma mangueira. Como dissemos, os canos podem estar frágeis e nesse caso a pressão da mangueira pode quebrar os canos.

Se ele quebrar dentro de uma parede ou da laje a dor de cabeça será enorme.

A segunda coisa a evitar é jogar soda cáustica dentro dos canos. Além de ser um produto perigoso ela pode entupir ainda mais o cano com o efeito de saponificação.

Agora a dica mais importante de todas é nunca forçar o cano.

Tentou esses métodos e não funcionou? Não fique tentando de novo e de novo e forçando para conseguir desobstruir o cano.

Nesses casos a melhor coisa a se fazer é chamar ajuda de um profissional, assim você tem a garantia de que o trabalho será feito com profissionalismo e eficácia, sem danificar nada e trazer ainda mais transtornos.

Aqui na Esgotecnica nós somos especializados em desentupimento de esgotos. Ligue e peça uma visita sem compromisso.

Comments for this post are closed.