Como eliminar mau cheiro do ralo

Mau cheiro no ralo: Como eliminar

Muitas vezes o ralo pode representar um grande problema quando eles entopem ou pior ainda, quando começam a cheirar mal. O mau cheiro no ralo é um problema relativamente comum e que, felizmente, sempre tem solução.

Na maioria das vezes, o problema de mau cheiro no ralo é simples de ser identificado, pois existem poucos motivos para este problema.

Para ajudar com possíveis problemas, a Esgotecnica criou este guia com algumas dicas para acabar com o mau cheiro do ralo de forma fácil e eficiente, além de explicar, de forma sucinta, como é o funcionamento do ralo e por que o mau cheiro é causado.

O que causa o mau cheiro no ralo?

Primeiro, antes de saber como acabar com o problema do mau cheiro no ralo, é necessário entender o porque o mau cheiro aparece inicialmente. Este tipo de problema, acontece por dois principais motivos: Ralo entupido e ralo seco por algum problema.

O ralo, principalmente o do banheiro, está sujeito a vários tipos de entupimento. Até mesmo a espuma do shampoo é capaz de bloquear o ralo o suficiente para causar o mau cheiro. Outros itens que podem causar o entupimento é o cabelo e objetos sólidos que caíram dentro do ralo. A espuma de barbear também é um grande vilão dos ralos.

Neste caso, o mau cheiro acontece porque o ralo não está dando conta de drenar o que está sendo jogado nele. O mau cheiro é originado a partir dos dejetos enroscados no ralo.

Já quando o ralo está seco, o mau cheiro acontece por não haver a barreira de água que evita que os gases voltem pelo encanamento. Geralmente, este é o pior tipo de mau cheiro no ralo, pois ele é resultado do acumulo de todo o esgoto que passa pelo encanamento.

Como acabar com o mau cheiro no ralo entupido

No caso do ralo entupido, seja do box, da área externa ou de pias, é necessário resolver a obstrução. Algumas vezes, a obstrução fica logo abaixo da tampa do ralo, principalmente no chuveiro.

Basta limpar o ralo e remover tudo que possa estar obstruindo a passagem de água. Caso o entupimento não esteja visível, o melhor é contar com a Esgotecnica para realizar o serviço de caça-entupimento e encontrar a origem do defeito.

Infelizmente, os entupimentos no encanamento do banheiro são muito mais persistentes e difíceis de serem removidos do que os da pia da cozinha. Portanto, contar com ajuda profissional é a melhor maneira de evitar danos a tubulação.

Acabando com o mau cheiro do ralo seco

O ralo quando está seco, abre caminho direto para a passagem dos gases que causam o mau cheiro. Esse é um problema que parece simples de ser resolvido, mas no fundo há certas complicações em relação a isso.

Ao abrir a tampa do ralo para entender o que está acontecendo, você notar que ele está seco. Basta colocar água para que o cheiro pare de passar por ali.

Porém, estes ralos são desenhados para que a água não vá embora completamente. A única situação em que o ralo esvazia, é quando o banheiro não é usado por muito tempo (por períodos maiores de 1 ou 2 meses).

Em situações normais, o ralo nunca ficará seco. Ou seja, tem algo de errado com aquela tubulação. Isso pode estar acontecendo porque o ralo está rachado ou furado, ou então há um vazamento em alguma parte da tubulação à frente do ralo.

No caso do mau cheiro no ralo da pia, o problema pode estar no sifão. Basta ajustar o sifão para realizar a curva em formato de U para criar a armadilha de água que segurará o mau cheiro.

Apesar de não ser comum, é possível que o ralo instalado não seja adequado para o ambiente. Nestes casos, o cheiro não aparece de repente e é constante. Quando o problema é ralo não adequado, é necessário fazer a troca completa da peça.

Receita para tirar o mau cheiro do ralo

Existe uma receita simples para tirar o mau cheiro do ralo: Faça uma solução com 500ml de água morna, 200ml de vinagre branco e 100g de bicarbonato de sódio, despeje no ralo, deixe agir por 30 minutos. Depois basta despejar água quente pelo ralo.

Este procedimento realmente deixa um cheiro mais agradável no ambiente. Porém, é apenas uma solução paliativa, já que se o problema não for resolvido de vez, o mau cheiro sempre vai voltar.

Esta pode ser uma opção interessante para casos de emergência, onde não há como realizar a manutenção de forma rápida.

A Esgotecnica conta com profissionais para preparados para identificar e resolver qualquer problema na sua tubulação. Não está conseguindo se livrar do mau cheiro no ralo? Conte com a gente para te ajudar!

Sempre que precisar, conte com os serviços da Esgotecnica.

Comments for this post are closed.