O esgoto do seu imóvel está ligado corretamente? Descubra!

esgotoA rede de esgoto interna é parte oculta dos imóveis e desprezada por boa parte da população, que só pensa neste sistema na hora do entupimento. Mas, é importante conhecer um pouco mais sobre esta parte tão relevante para o funcionamento da sua casa. Saber se a instalação está correta é um bom começo.

Uma rede de esgoto bem estruturada e funcionando perfeitamente é a melhor forma de evitar doenças que são transmitidas através de coliformes fecais. Além disso, uma rede mal instalada pode poluir muita água.

Para ter uma breve noção dos riscos de contaminação, cerca de 6 mil crianças morrem no mundo por dia ao consumirem água imprópria por consumo.

Como fazer a ligação?

A ligação da rede de esgoto é mais simples do que parece. Em casas que tem fossa séptica, basta ligar o cano de despejo na fossa para que ela faça seu trabalho. Já nas áreas com rede de esgoto, a concessionária responsável faz a ligação externa, ficando a rede interna a cabo do cliente.

Existem algumas dicas para uma boa instalação:

  • O esgoto da pia da cozinha e de áreas para churrasco deve passar pela caixa de gordura antes de ser despejado na rede externa.
  • Nenhuma parte do esgoto pode ser jogada nas redes de águas pluviais, ou seja, as bocas de lobo e galerias subterrâneas.
  • A água da chuva também não pode ser jogada na rede de esgoto, precisando ir para as redes pluviais.
  • A caixa de gordura precisa passar por limpezas periódicas para evitar entupimentos da rede interna.

É muito comum algumas pessoas confundirem a rede de esgoto com a pluvial, mas é preciso tomar cuidado. A rede pluvial é para água da chuva e não recebe nenhum tipo de tratamento. Por isso, se ligar o esgoto nesta rede, ele irá direto para algum rio da cidade.

Sem o tratamento devido, o esgoto pode matar várias vidas e destruir o ecossistema. O detergente que desce com a água, por exemplo, cria uma camada sobre os rios que impede a oxigenação e mata a vida aquática do local.

A rede de esgoto tem como destino final a estação de tratamento. Por isso, é indispensável que ele esteja ligado na rede para evitar a poluição do ambiente e a proliferação de doenças. Assim como a água da chuva deve ser ligada na rede pluvial para não sobrecarregar o esgoto

A instalação do esgoto na rede pluvial pode trazer multas para o dono do imóvel.

Águas pluviais

A água pluvial também é parte importante da rede hidráulica do seu imóvel. A água das calhas e ralos externos não podem ser ligadas à rede de esgoto. Se isto for feito, acontece uma sobrecarga no serviço e prejudicar todo o sistema em dias de alto volume de chuva.

As cidades contam com redes de escoamento exclusiva para as águas pluviais ligadas através de galerias subterrâneas e o acesso da água a estas galerias se dá pelas bocas de lobo.

Por isso, você deve fazer uma ligação para que essa água que chega através da chuva vá para a boca de lobo. É muito mais simples que a rede de esgoto e a responsabilidade pertence ao dono do imóvel.

O cano deve passar pela calçada despejando a água na sarjeta. O ideal é evitar os tubos de PVC, que podem entortar as pontas e entupir o encanamento.

Casas que são flagradas com água pluvial ligada na rede de esgoto podem tomar multas.

Precisando do serviço profissional de encanador? Ligue agora (11) 3925-1000 ou solicite uma visita.

Comments for this post are closed.