Perigos ao usar soda cáustica para desentupimento

Perigos ao usar soda cáustica para desentupimento

O entupimento de esgoto e tubulação é um problema bastante comum em qualquer residência ou comércio. Tubulações que recebem bastante quantidade de óleo e gordura estão propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano.

Ao pesquisar por soluções para esse problema, há sempre a recomendação de usar a soda cáustica para desentupimento. Aliás, essa é uma solução que é passada de geração em geração, já que é uma técnica comum para acabar com entupimentos.

Porém, cada vez mais especialistas, incluindo nós da Esgotecnica, não recomendamos o uso da soda cáustica para esse tipo de reparo. Existem vários riscos de se utilizar a soda cáustica em entupimentos.

Muito além de ser perigosa para a saúde de quem está manuseando a solução, a soda cáustica também pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras.

A Esgotecnica não aconselha o uso dessa substância para desentupimentos, porém, entendemos a tradição que esse produto tem no mercado. Ainda assim, vamos expor nossas considerações sobre este assunto.

A soda cáustica funciona para desentupimentos?

A soda cáustica pode realmente funcionar para diferentes tipos de entupimento. Ela funciona de forma bem simples. Por ser um produto altamente corrosivo, ela acaba dissolvendo o motivo da obstrução.

Porém, muita coisa precisa ser considerada nessa questão. Primeiro é que a soda só funciona em produtos completamente orgânicos. Qualquer obstrução física com outro material não vai trazer a solução do problema.

Também é preciso considerar os perigos do uso soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.

Confira alguns desses perigos e riscos.

Riscos de usar a soda cáustica para desentupimentos

O primeiro risco está diretamente ligado com os perigos à saúde. Muita gente esquece, mas a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa. O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves.

Muitas pessoas utilizam a soda cáustica junto da água quente. Porém, a reação entre esses dois elementos é bastante forte, o que causa um forte borbulhamento da soda. Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto.

Mexer com soda cáustica é uma tarefa que exige uma série de equipamentos de proteção. Principalmente máscara, óculos, luvas e botas de borracha. O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado.

O manuseio incorreto sem os equipamentos necessários apresenta um grande risco para a saúde.

Perigos da soda cáustica para a tubulação

Não são apenas as pessoas que estão em risco ao utilizar a soda cáustica, os canos e o encanamento também sofrem com esse problema! Como falamos, a soda é um material corrosivo.

Enquanto ela não tem força o suficiente para corroer os canos, ela consegue amolecer o material e danificar toda a estrutura. Pode ser que você consiga sim desentupir o cano, porém, pode acabar amolecendo o PVC e prejudicando toda a estrutura.

Quando esse produto entra em contato com a água, sofre uma reação que o esquenta a mais de 100ºC. Essa temperatura amolece o material dos canos de PVC.

Isso pode causar quebras, vazamentos e rachaduras. Problemas bem mais complicados de serem resolvidos do que um entupimento.

Temos também um outro ponto muito discutido por várias pessoas sobre o entupimento causado pela própria soda cáustica.

A soda, quando em contato com óleo/gordura e água, pode acabar solidificando dentro do cano, quase que virando um sabão.

Esse é um tipo de entupimento que tende a dar bastante trabalho, já que é difícil de ser removido.

A soda acaba empedrando junto com os outros materiais dentro da tubulação, diminuindo consideravelmente a vazão de água.

Geralmente, os entupimentos causados por soda cáustica precisam ser resolvidos por empresas profissionais. Não é incomum as pessoas jogarem ainda mais soda para resolver esse problema, duplicando o prejuízo.

Não utilize a soda cáustica para desentupir canos!

A dica que a Esgotecnica oferece para seus clientes é não utilizar a soda cáustica para desentupir canos! Isso pode evitar vários riscos e uma série de problemas para a tubulação que podem acabar saindo bem mais caro do que o contrato com uma empresa profissional de desentupimento.

Para evitar problemas com o entupimento, nada melhor do que prevenir, não é mesmo? Por isso, uma boa dica é usar água quente!

Uma vez por semana, esquente 1 litro de água e despeje pelo encanamento da cozinha. Depois jogue mais 1 litro de água fria. Nesse procedimento a água quente derrete a gordura e a água fria a empurra para dentro da tubulação e para fora do encanamento.

Fazendo isso, as chances de um entupimento são diminuídas e você pode ficar mais tranquilo por muito mais tempo.

Ao ter problemas com entupimento de esgoto, conte com a Esgotecnica!

Com mais de 20 de experiência, levamos para nossos clientes as melhores técnicas e profissionais treinandos para realizar desentupimento rápido e 24h em São Paulo.

Não passe raiva, conte com a Esgotecnica!

Comments for this post are closed.