Desentupimento de Cano

Por que as tubulações entopem e como prevenir

Qual a primeira coisa que você imagina quando ouve as palavras “problemas no encanamento” ou “entupimento na tubulação”? Isso mesmo! Pensamos logo nos canos da pia (cozinha e banheiro), quando líquidos demoram a descer, vaso sanitário, e tanque e encanamentos em geral, quando a água não escoa.

Fato é que a gente nunca pensa muito sobre o encanamento, até que algum cano pare de funcionar como deveria. Mas por que as tubulações entopem e como prevenir?

Por que as tubulações entopem e como prevenir

A coleta de esgotos no Brasil é feita através de tubulações que transportam o material para as estações de tratamento. O descarte incorreto traz enorme prejuízo à saúde da população.

A fauna e a flora também sofrem danos quando esse tipo de material é despejado na natureza sem tratamento. Partindo do princípio de que somos todos responsáveis pelo meio ambiente, precisamos preservar as redes de esgotos, conservando a tubulação da nossa casa também.

Assim, além de proteger as redes de esgotos, dificultamos a transmissão de contaminantes nas galerias pluviais (que recolhem água da chuva), protegendo lagos, rios e córregos da região.

Principais causas de entupimento nas tubulações

Infelizmente, maus hábitos nas rotinas das pessoas geram o entupimento nas tubulações. Em dia de muita chuva, o transtorno é certo devido ao aumento de resíduos descartados em locais impróprios.

A seguir, as principais causas de entupimentos.

Jogar papel higiênico ou outros materiais no vaso sanitário – Esse tipo de papel, se não for biodegradável (que é absorvido pela natureza), pode causar sérios problemas.

Gordura, óleos e restos de comida no ralo a pia – Detritos parados no sifão acabam entulhando. Eles ficam grudados nos canos, impedindo a passagem da água para as galerias, causando inundações. Cerca de 50 mg de óleo consegue poluir mais de 25 mil litros de água.

Fios de cabelo – durante o banho, ao pentear os cabelos, ou fazer barba na pia, os fios podem, ocasionalmente, obstruir os encanamentos devido ao acúmulo.

Encanamento entupido: como prevenir

Existem algumas medidas alternativas e caseiras que podem ajudar se o problema for simples, tais quais:

  • fazer manutenção periódica na caixa de gordura
  • nunca jogar detritos no vaso sanitário
  • jogar água quente na pia da cozinha, de 15 em 15 dias, para derreter a gordura

A prevenção é a melhor solução. Se for necessário, abra os canos e limpe cada um com água quente e detergente. Mas tome cuidado com produtos químicos comprados em supermercados, pois eles podem corroer, furar ou estourar os canos, causando transtorno ainda maior.

Serviços de Desentupidora

A melhor saída é chamar uma Desentupidora em SP 24hs, que pode oferecer excelente solução por um preço justo. Com qualidade e rapidez, desde a detecção de vazamentos, vídeo inspeção de tubulações, desentupimento, até a limpeza após a resolução do problema, nossa equipe trabalha com extremo profissionalismo.

Fale com quem entende e oferece o melhor preço de desentupimento, sem abrir mão da qualidade. Solicite uma visita grátis e sem compromisso.

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *