Ralo do banheiro entupido: como fazer o desentupimento

A tubulação de uma residência ou qualquer outro imóvel é uma parte importante do bem-estar de todos no ambiente. O ralo do banheiro também é muito importante para o dia-a-dia. Por isso saber como desobstruir o ralo do banheiro entupido é essencial para manter o funcionamento de um ambiente.

Para garantir que o seu ralo do banheiro esteja sempre em boas condições, a Esgotecnica reuniu algumas dicas importantes para desentupir o ralo e prevenir obstruções.

Enquanto o maior vilão da tubulação da cozinha é a gordura e os restos de comida, os inimigos do ralo do banheiro são os fios de cabelo. Na maioria das vezes o cabelo que vai pro ralo é o causador da obstrução.

O grande problema é que o cabelo não dissolve. Se os fios enroscam de pouco em pouco, em alguns dias ou em semanas o cano acaba entupido. Esse tipo de entupimento causa bastante problemas, principalmente quando acontecem mais para dentro da tubulação.

Em menor escala, os minerais presentes na água do chuveiro também podem acumular e causar entupimentos. Pedaços de sabonete que caem dentro do ralo também podem entupir o ralo, apesar de não ser algo tão comum.

Como evitar um ralo do banheiro entupido

Antes de aprender como fazer o desentupimento do ralo do banheiro é preciso saber como evitar que ele fique bloqueado. Prevenir é o melhor remédio em qualquer situação, principal quando estamos falando de canos.

O grande problema é que o cabelo que vai para o ralo pode até ser fácil de ser removido quando causa um entupimento. Mas se a obstrução acontecer depois de uma curva ou alguns metros a frente da entrada de água, o desentupimento do ralo do banheiro será praticamente impossível com métodos caseiros.

A boa notícia é que para manter o ralo sem entupimentos é só tomar cuidado com os cabelos que entram nele. Esse é um problema muito mais comum entre as mulheres e homens de cabelo comprido.

O ideal é que uma vez por semana seja removida a tampa do ralo e seja feita a limpeza dos fios de cabelo encontrados. Caso a grelha do ralo não esteja segurando os fios de cabelo, será necessário comprar uma com aberturas menores.

Também é possível comprar um aparador de cabelo para ralo. Esses pequenos e simples equipamentos seguram todos os fios de cabelo de ralos e pias e facilitam bastante a manutenção preventiva do ralo.

Ralo do banheiro entupido – Como fazer o desentupimento

O desentupimento do ralo do banheiro pode ser feito de duas maneiras distintas. Ou manualmente puxando a obstrução para fora ou com a ajuda de alguns produtos químicos ou naturais.

Também existe a possibilidade de contratar a Esgotecnica para resolver o ralo entupido de forma fácil, rápida e eficiente.

Desentupimento caseiro do ralo do banheiro

Se a obstrução estivar dentro do ralo ou próximo da entrada do cano, é possível usar as mãos, alicates ou arames para fazer o desentupimento.

Se a água estiver descendo por que o ralo está cheio de cabelo, o procedimento é simples. Basta retirar a tampa do ralo e retirar todo o cabelo com as mãos (usando luvas de proteção) ou com um alicate de bico.

O acumulo de cabelo pode estar localizado um pouco mais para dentro do cano. Nestes casos é necessário utilizar um arame ou cabide desenrolado como um gancho para retirar a obstrução.

Há também a possibilidade de empurrar a obstrução, caso não dê para alcançar manualmente.  Uma mangueira ou um balde pode ajudar a realizar este procedimento. Porém, recomendamos o uso do desentupidor, comumente encontrado em lojas.

Desentupimento do ralo do banheiro com produtos químicos

Caso não haja como realizar os procedimentos acima, o próximo passo é tentar usar produtos químicos, naturais ou industriais.

Tente primeiro utilizar uma solução menos agressiva feita com bicarbonato e vinagre. Para utilizar esse método é importante garantir que a água escoou do ralo. Mesmo que demore, deixe toda a água ir embora.

Caso o escoamento seja nulo, esvazie o ralo de outras maneiras, utilizando copos descartáveis ou esponjas.

Coloque ¾ de xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Em seguida despeje ½ xícara de vinagre dentro da tubulação. Tampe o ralo com um pano para deixar que a reação química ocorra durante 30 minutos.

Retire o pano e despeje água quente pelo ralo. A solução de bicarbonato com vinagre é capaz de amolecer o cabelo enquanto a água quente empurra a obstrução.

Caso essa solução não funcione, utilize abrasivos mais poderosos, como o diabo verde ou soda cáustica. O procedimento é o mesmo do citado acima.

Porém, muito cuidado! Produtos químicos industriais podem liberar gases perigosos ou reagir gravemente ao contato com a pele. Haja sempre com cautela e utilize equipamentos de proteção.

Se nenhuma dessas opções funcionar, é hora de chamar um profissional para lidar com a situação.

Em São Paulo e região a melhor opção é a Esgotecnica! Com profissionais treinados e os melhores equipamentos para garantir um desentupimento rápido e sem dor de cabeça.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *