Os cuidados com a soda cáustica na hora de desentupir pias e vasos sanitários

soda-causticaA soda cáustica é um dos produtos químicos mais perigosos que existe e que está facilmente a disposição do consumidor. Isso porque a soda cáustica é um produto altamente corrosivo e que pode queimar a pele e até causar outros danos sérios para a nossa saúde.

Mesmo com muitas precauções e prejuízos, a soda cáustica costuma ser facilmente encontrada em casas brasileiras, onde é utilizada principalmente na limpeza, mais especificamente em limpezas pesadas como no desentupimento de pias e vasos sanitários.

Só este fato por si já é sério. Não se deve usar soda cáustica para limpeza de pias e vasos sanitários. As consequências são muito graves. Por isso, existem os serviços especializados de desentupidora que irão fazer esse trabalho da correta forma e não colocando em ameaça alguém da família.

O perigo da soda cáustica

Estima-se que por mês, três crianças são vítimas de acidentes com soda cáustica apenas na cidade de Uberlândia-MG. Este é um dado preocupante e muitas famílias colocam em risco a vida e a saúde de seus filhos comprando esse tipo de produto.

Não é nenhuma novidade escutar que algumas crianças já consumiram ou passaram mal com a soda cáustica. O hidróxido de sódio (soda) quando ingerido, tem ação corrosiva no organismo e suas consequências são graves.

A soda cáustica em contato direto com a pele ou ingestão é altamente perigosa. E não só é isso, quando em contato com a água, ela também é tóxica, porque libera grande quantidade de calor e o cheiro não é muito agradável.

Vários produtos químicos que temos em casa podem provocar danos para a saúde e o meio ambiente. A soda cáustica é uma delas. Esses tipos de produtos fazem mal não apenas para as pessoas, mas também para a natureza quando vão acabar nos rios e contaminar o meio ambiente. Muitas vezes a falta de informações sobre estes produtos faz com que a população use sem as devidas precauções.

O que acontece quando estamos em contato com a soda cáustica?

  • Em contado com a saúde humana, o efeito é prejudicial;
  • A atenção vai também para que esse produto não seja descartado inadequadamente entrando em contato com a natureza, como rios, córregos, lagos;
  • Atente para o perigo: a soda cáustica também é um produto inflamável, então cuide para não entrar em contato com alguma base forte como álcool ou fogo;
  • Em contato com os olhos, a soda cáustica pode provocar queimaduras. Caso isso ocorra, a primeira iniciativa é lavar os olhos com água corrente por cerca de 20 minutos e logo após procurar ajudar de serviço médico;
  • A soda cáustica em contato com a pele, pode provocar queimaduras. A dica também é lavar com água e procurar por serviço médico. Se acabar inalando o produto durante seu manuseio e se sentir mal, vá para um local arejado e posteriormente procure atendimento médico.

Informações sobre a soda cáustica

Muito se comenta sobre a soda cáustica. Para alguns ela tem apenas um serventia, mas você sabia que os egípcios usavam a soda cáustica para fabricar sabão? Isso mesmo. O sabão era feito caseiramente através do carbonato de sódio.

Ainda hoje, a soda cáustica desempenha um papel importante para a fabricação de sabão e detergente, além da sua importância no meio farmacêutico, usada na produção de anticépticos e aspirina. A soda cáustica ainda é usada na fabricação de celulose e papel e produção de alumínio. A dica é: quando ocorrer um entupimento na pia ou vaso sanitário, jamais use a soda cáustica, contrate um serviço de desentupidora especializada.

Comments for this post are closed.